O gol, emoção máxima do jogo de futebol, muda o cenário de qualquer partida, independentemente do momento em que foi marcado. Mas é consenso que balançar as redes no início de uma partida condiciona todo do desenrolar do jogo.
Alguns jogadores, no entanto, levam a ideia de marcar um gol logo no começo às últimas consequências, a ponto de marcar os gols mais rápidos da história do futebol. É o caso de Marc Burrows, o jogador amador inglês a quem é atribuído o feito do gol mais rápido da história. Em 2004, durante um confronto entre Cowes Sports e Eastleigh Reserves, Burrows surpreendeu o mundo do futebol marcando um gol do meio-campo, exatos 2,56 segundos após o apito inicial. Este feito notável foi reconhecido pelo Guinness World Records e pela FIFA. Burrows, no entanto, não era um jogador profissional, muito menos de destaque, tendo este gol como único grande momento da curta carreira.
O brasileiro Fred, ídolo do Fluminense e jogador conhecido do futebol brasileiro, teve seu primeiro momento de destaque durante Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2003, também após marcar um gol em apenas 3 segundos. À época, defendia o América-MG.